O que fazer se um terceiro o confronta a violar as regras disciplinares de enfermagem?

Saiba o que fazer se o confrontarem com a violação das regras disciplinares de enfermagem.

Pode acontecer que, estando a violar as regras disciplinares de enfermagem, por mera negligência, seja, nesse exato momento, identificado por um terceiro como o responsável do ato. Como deve reagir?

É importante agir com calma e tomar medidas imediatas para minimizar as consequências

Admita o erro?

Primeiro, tem de verificar com calma se a conduta que está a praticar é efetivamente e sem sombra de dúvidas a de violação de uma regra deontológica de enfermagem.
Não tem necessariamente de reconhecer que está a violar essa regra, porque a situação pode não ser assim tão simples mas, o que de imediato deve fazer é, sendo possível, corrigir a situação e salvaguarda os interesses e o bem estar do doente / colegas.

Mantenha a calma

É natural sentir-se stressado e ansioso quando confrontado com uma violação disciplinar, mas procure manter a calma e não entrar em pânico. Aja com respeito e cooperação em relação aos familiares do doente, colegas e superiores hierárquicos.

Procure orientação legal

Procure de imediato aconselhamento jurídico de um advogado especializado em questões disciplinares de enfermagem. Um advogado pode ajudar a compreender os seus direitos e obrigações legais e representá-lo durante o processo disciplinar.
É muito importante que o advogado controle toda a informação que o enfermeiro detém, de modo a que ela seja filtrada, facultada ou retida, tendo em vista a salvaguarda dos seus interesses.
Também é muito importante que o advogado seja o interlocutor não só com a Ordem dos Enfermeiros mas também com o doente e/ou familiares do doente. Acontece com muita frequência que o enfermeiro transmite ou demasiada ou insuficiente informação a terceiros relativamente aos dados que praticou ou dos quais está a ser acusado. É importante uma terceira pessoa, um advogado, que analisará a situação de maneira completamente distinta, a distância, enquadrado pelas regras disciplinares.

Colabore com a Ordem dos Enfermeiros e com a sua entidade patronal

Quando confrontado com uma violação disciplinar, é importante cooperar com as autoridades reguladoras e fornecer todas as informações relevantes, mas apenas após serem analisadas pelo advogado.
Isso pode incluir a apresentação de documentos e evidências, bem como o comparecimento a audiências junto da Ordem ou junto da entidade patronal.

Trabalhe para remediar o problema

Trabalhe com as autoridades reguladoras para remediar o problema o mais rápido possível. Isso pode incluir a prática de certos atos, a participação em programas formativos, bem como a correção de quaisquer falhas ou deficiências na sua prática profissional.

Lembre-se de que a violação das regras disciplinares de enfermagem pode ter sérias consequências para sua carreira e reputação profissional. É importante agir rapidamente e de forma responsável para minimizar o impacto da situação e trabalhar para remediar o problema o mais rápido possível.

Share